terça-feira, 13 de agosto de 2024

O mito da Terra plana: lenda negra anticristã

 



Diz-se que os medievais sustentavam que a Terra era plana, mas isto é falso: os estudiosos da época já consideravam que a Terra é esférica. O mito nasceu no século XIX e, que coincidência, em tom anticristão. Saul Finucci conta isso em Il Timone: d A Idade Média não acreditava numa "Terra plana"

Aqueles que defendem hoje que a Terra é plana são considerados “medievais” e, de qualquer forma, os medievais sempre foram desprezados por terem apoiado a teoria de que a Terra era plana. Na realidade, os medievais eram mais modernos do que alguns contemporâneos.

Por exemplo, numa série de ficção de 1984, Colombo, convencido de que a Terra é esférica, é visto discutindo com professores da Universidade de Salamanca, convencido de que a Terra é plana e, portanto, não pode ser alcançada pelas Índias pelo oeste. Mas esse debate nunca existiu.

Na verdade, o povo medieval recebeu esta teoria do astrônomo Ptolomeu (século II dC), segundo a qual a Terra era uma esfera no centro do universo.

Vários testemunhos 

É verdade que o escritor Lactâncio (250-317) rejeita a ideia de que o mundo seja esférico, mas ninguém o segue. De facto, pouco depois, Agostinho de Hipona, uma das máximas autoridades dos medievais, num comentário ao Génesis (Genesi ad litramam), considera a Terra como um planeta esférico: “Como a água cobriu toda a Terra, nada impediu que em de um lado dessa massa esférica de água a presença da luz produzia o dia e do outro lado a sua ausência produzia a noite, que, a partir da tarde, ocorria no lado de onde a luz recuava, que se dirigia para o outro lado" (Livro I, 12, 25). Muitas cópias medievais dos escritos de Macróbio (século V) contêm mapas da Terra que incluem os Pólos Norte e Sul e as zonas climáticas descritas por Ptolomeu, mostrando a esfera da Terra (globus terrae) no centro de todas as outras esferas celestes. 

Dois textos de Macróbius do século XI (século V), trazem imagens da Terra esférica: uma Terra com zonas habitadas de acordo com a distância ao equador e uma Terra como esfera e não como centro de um universo esférico. Ambas as imagens pertencem ao Comentário ao Sonho de Cipião, escrito de Macróbio sobre De Republica de Cícero. “Macróbio é um dos dois responsáveis ​​pela persistência da crença na esfera da Terra entre os geógrafos medievais”, afirma à Biblioteca Nacional de Espanha ao apresentar as suas cartografias.


Isidoro de Sevilha (559-636), autor da mais famosa “enciclopédia” medieval, diz em outra obra (De natura rerum) que a Terra é esférica. O monge Beda, o Venerável (673-735), explica: “Dizemos que a Terra é um globo (...), porque é realmente um orbe colocado no centro do universo; na sua parte larga é como um círculo , não circular como um escudo, mas como uma bola" (De temporum ratione, 32). O livro de Beda foi amplamente divulgado entre os padres do período carolíngio. Teodorico de Chartres (falecido por volta de 1155) diz que, durante a criação do mundo, o ar envolve e comprime a Terra por todos os lados, reunindo-a "em uma forma esférica" ​​e dando-lhe a dureza que vemos hoje (De sex dierum ópera, 8). Roger Bacon (século XIII) e Tomás de Aquino (século XIII) também dizem que a Terra é esférica. Tomás de Aquino escreve: “As ciências distinguem-se pelos diferentes métodos que utilizam. O astrónomo e o físico podem provar a mesma tese, por exemplo, que a Terra é esférica; natureza da matéria" (Summa Theologica, 1, q.1, a.1). Em 1230, Johannes de Sacrobosco escreveu o Tractatus de Sphaera, livro muito utilizado na universidade, no qual é considerada a Terra esférica.

Uma mentira anti-medieval 

O primeiro a narrar um debate imaginário entre Colombo e os terraplanistas foi o escritor Washington Irving, que publicou The Life and Voyages of Christopher Columbus em 1828. Mais tarde, em 1874, o historiador amador J. W. Drapier publicou a História do Conflito entre Religião e Ciência: para ele, os medievais eram terraplanistas e, portanto, adversários da ciência. Em 1888, o divulgador Nicolas Camille Flammarion publicou a história de um missionário medieval que chega aos confins da Terra e toca o ponto onde se encontra com a abóbada celeste. A história é acompanhada por uma imagem (uma gravura), muitas vezes reproduzida em textos sucessivos. Esta história não se encontra em nenhum texto medieval, portanto é fruto da fantasia, assim como a imagem. Segundo alguns autores do século XIX, a religião teve que ser superada. Para conseguir isso, foi necessário convencer as pessoas de que a religião e a ciência eram inimigas. Mesmo ao custo de inventar falácias, como explica o historiador Jeffrey Burton Russell, em seu livro Inventing the Flat Earth: Columbus and the Modern Historians (1991), publicado em espanhol como "O mito da terra plana". 


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