segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Lista de heresias e erros da Fratelli Tutti de Bergoglio

Francisco a receber o ídolo Pachamama, divindade dos incas


Cada ponto representa um resumo dos erros e heresias da FT distribuídos nos seus 287 parágrafos. No termo de cada ponto está indicado o parágrafo corresponde ao erro/heresia encontrada. 




- Felicidade é amar o outro ( o amor a Deus não recebe destaque ) n1


- Encíclica dedicada a amizade social ( naturalismo - filantropia - amor natural ) n2


- Perverte a história de São Francisco de Assis com o Sultão dando-lhe caráter humanista ( não ressalta que o santo foi ter com ele para lhe converter a fé católica, antes dá a vista um caráter de universalismo humanista - algo que vence a diferença de cor, nação, religião ) n3


- Diz que São Francisco de Assis não impunha doutrina ( Falso pois foi pregar a fé católica ao Sultão defendendo Cristo diante dos doutores muçulmanos reunidos contra ele na corte de Al Kamil anunciando que todos deviam se converter ao Salvador ) n4


- Dá tom ecumênico a encíclica ao citar o Patriarca Bartolomeu e o Imã Ahmad n5


- Lamenta perda de força do projeto da UE e da Pátria Grande Bolivariana na América Latina n10/11


- Crítica positiva ao globalismo n12


- Crítica a colonização cultural ( ao mesmo tempo propõe uma cultura humanitária universal que é, nada mais, que a dissolução das identidades pátrias e colonização cultural progressista ) n14


- Crítica aos poderes econômicos da globalização enquanto advoga um projeto comum ( globalismo político sim, econômico não) n17


-Critica positiva ao descarte da pessoa pelos poderes econômicos n18/21


- Exaltação da cultura dos direitos humanos como base para superar a falta de qualidade de vida de populações excluídas dos bens da criação n22


- Advoga o feminismo amplo e geral ( igualitarismo mulher-homem) / não ressalta os diferentes papéis de cada sexo n23


- Quer uma globalização com um rumo comum ( governo global? Parlamento global? Medidas globais? Tomadas por quem? Que forma teria? Certamente calcada apenas na tal amizade social sem um horizonte sobrenatural) n29/31


- Pede abertura irrestrita de fronteiras mesmo em países europeus ameaçados pela mistura cultural com populações não católicas ( caso de Polônia, Hungria, etc) n37/41


-Condena o “fanatismo católico” dizendo que se trata de violência verbal n46


-Condena o colonialismo cultural dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos dizendo que isso cria baixo autoestima nacional que não ajuda no crescimento de cada povo conforme sua peculiaridade e cultura ( ao mesmo tempo, porém, ele pede uma cultura universal humanitária! Que contradição!) n51


- Fala de esperança num sentido meramente humano como sede do que é pleno, sem referência a vida eterna n55


- Se vale da Parábola do Bom Samaritano para embasar um conjunto de direitos humanos calcados em Deus mas há zero referência ao fato que só pela graça e fé em Cristo podemos amar perfeitamente o próximo e que poderia ser a via para reconstruir a cristandade. n57/62


- Faz uma provocação para que as barreiras históricas entre cristãos e judeus sejam superadas como se os segundos não fossem inimigos encarniçados dos primeiros e negadores de Cristo n84


- Fala da caridade apenas como virtude voltada para o homem, como abertura para o outro, reduzindo o seu caráter sobrenatural enquanto amor de Deus n91


- Assevera que amar é abrir-se e faz a leitura de que isso exige uma “sociedade aberta” ( mesma tese de Karl Popper que consiste numa sociedade sem “preconceitos”- leia-se sem valores religiosos e morais católicos mas aberta a todo tipo de costume e conduta ) n96/98


- Propõe um universalismo democrático multicultural sem homogeneização e eliminação das diferenças ( globalismo pluralista ) n99


- Critica positiva a liberdade econômica que por si só não cria condições dignas a todos. n 110


- Pede desenvolvimento do bem moral sem referência explícita ao fato que só na fé católica existe essa plena possibilidade n112/113


- Pede uma solidariedade meramente humana sem Cristo n114/117


- Ênfase positiva na destinação universal dos bens e na necessidade de colocar a propriedade privada orientada ao bem comum, enquanto direito relativo em vez de absoluto n118/120


- Ênfase positiva na necessidade de apoio às nações mais fracas a fim de que atinjam seu melhor IDH n124/127


-Diz que, no tocante aos grandes fluxos migratórios, as decisões dos estados nacionais não são legítimas nem suficientes pois todas elas recaem sobre a comunidade internacional n132


- Bergoglio pede uma governança global (legislação) para as migrações ( destruição prática das fronteiras nacionais ) n132


- Bergoglio pede uma síntese ocidente—oriente onde o Ocidente deve buscar no Oriente a cura para seu materialismo ( como se a Igreja Católica não pudesse oferecer isso duma maneira melhor que o Oriente!) n136


- Pede um ordenamento jurídico, politico e econômico global ( Governo Global ) n138


- Condena a defesa intransigente duma cultura e tradição como narcisismo localista/ toda cultura só é saudável se aberta aos outros ( não considera o caso de povos cristãos estarem sendo bombardeados por uma cultura laica anticatólica, pelo americanismo cultural, pela pressão da jihad islâmica em algumas áreas do Oriente, pelo Sionismo na Palestina, etc, e que, em muitos casos, esse fechamento é necessário para manter uma religião de pé e uma cultura milenar dotada de valores católicos) n146


- Povo é uma categoria aberta, é um vir a ser, não pode se fechar ( apelo a uma abertura multicultural que destrói a tradição dum povo ou apenas abertura na medida em que a novidade pode entrar em síntese com a tradição? Não fica claro) n160


- Crítica positiva a visão liberal: o indivíduo todo poderoso é uma falácia, o mercado não resolve tudo, a vida privada sem a ordem pública não subsiste n163/169


- Lamenta a perda de poder dos estados nacionais ante o crescimento dos poderes financeiros, mas, ao mesmo tempo, advoga um poder global comum para erradicar a fome e estabelecer os direitos humanos universais ( globalismo mercantil não pode/ globalismo político pode!) n172


- Pede autoridade mundial sem citar a Igreja Católica, a única autoridade mundial estabelecida por Deus na terra n172


- A política não deve se submeter a economia mas aos direitos humanos e bem comum mas nada de referir que a potestade política deve estar ligada a autoridade espiritual da Igreja ( humanismo laico ) n 177


- Amor social como caminho para uma civilização do "amor" sem referência a uma sociedade católica que embase isso; civilização do amor meramente humano. n183


- Fala da necessidade de buscar a verdade e que o relativismo não é o caminho para construir o bem comum mas nada de referir-se a Cristo como a Verdade. n206/209


- Defende o diálogo para chegar a verdades fundamentais e esquece de dizer que a Igreja já possui estas verdades: no mais tais verdades seriam, no máximo, aquelas naturais e acessíveis a razão e não as verdades reveladas sem as quais uma sociedade não pode ser redimida de suas feridas morais n211/214


- Paz social baseada na cultura do encontro e diálogo e não na redenção de Jesus Cristo: nada de restaurar todas as coisas Nele mas sim em confiar no homem ( otimismo iluminista ) n216/217

- Erra ao dizer que Jesus não autorizou o uso da violência e da intolerância; Nosso Senhor espancou os cambistas do templo, fazendo ele mesmo uso dela, assim como não mandou Pedro jogar fora a espada mas guardá-la ( base da doutrina do poder temporal dos papas que deu origem aos estados pontifícios durante a Idade Média e que foi consagrada na Bula Unam Sanctam ); outrossim deixou o mandamento de que aquele que depois de três admoestações não ouvir a Igreja que seja tratado como pagão e excomungado, consagrando o princípio da intolerância; São Paulo também diz em Romanos 16, 17 que os fiéis se afastem dos hereges n238


- Mente ao afirmar que as primeiras comunidades cristãs eram tolerantes com o mundo pagão em que vivia citando fora de contexto passagens de 2 Timóteo e Tito. Ora o Apóstolo São Paulo que pedia correção com suavidade se referia na mesma carta de 2 Timóteo 3, 1-9, do perigo que representam os homens de espírito corrupto desprezadores de Deus de quem os fiéis deveriam se precaver. São Paulo insiste que Timóteo no capítulo 4 de 2 Tim que combata o erro pois dias virão em que as pessoas não suportarão a sã doutrina. n239


- Heretiza ao rechaçar, in totus, a guerra e a pena de morte como recursos em casos graves; ora Santo Agostinho e Urbano II, papa que convocou as cruzadas, deram base teológica a guerra santa cristã e a Igreja sempre ensinou a liceidade da pena de morte como recurso em casos em que não resta outra via para restaurar a boa ordem. Se a guerra revela a condição de queda do homem nem sempre ela é má ou injusta como quer fazer parecer Bergoglio no número 261 n 255/270


-Apela a que todas as religiões se unam no reconhecimento de que somos filhos de Deus mas nem todas creem em Deus n271


-Lamenta o materialismo do mundo moderno mas numa clave de defesa dos “valores religiosos” em vez de se referir, claramente a que a única via para solucionar isto é a Igreja Católica, mãe e mestra da Verdade, e não valores de quaisquer religiões como se todas fossem igualmente boas n276


- Heretiza ao dizer que Deus age em outras religiões quando, na verdade, a Igreja é a única religião que guarda a revelação de Deus e pela qual ele continua a falar com o mundo n278


- Pede a intercomunhão plena das seitas protestantes e da Igreja Católica ( para que trabalhem pela humanidade não pela glória de Deus ) como se a unidade ainda estivesse por construir e não fosse, a própria Igreja Católica, o único rebanho de Cristo a quem todos devem se converter n280


-Diz que é possível a Paz entre a verdadeira religião e as falsas n281


-Condena as cruzadas e a inquisição como se derramar sangue culpado e herético fosse avesso a lei divina que permite o uso da força e da violência santa quando a salvação das almas e a vida da cristandade correm perigo n285






6 comentários:

  1. Fratelli Tutti, a Encíclica Maçónica
    https://www.youtube.com/watch?v=jVfTphBwNGI&t=17s

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  2. Maçons espanhóis: Francisco abraça princípios maçónicos
    https://www.igrejacatolica.org/macons-espanhois-francisco-abraca-principios-maconicos/

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  3. Fratelli Tutti e a Conjuração Anticristã
    https://www.youtube.com/watch?v=u9ECKYSwclM

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Rafael, você conhece esta declaração recente de Viganò?https://youtu.be/NbO-1jO1LlE

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  6. Vou escrever o nome do Bergoglio no meu caderninho preto aqui kkkkkkkkkk

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