segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Sobre a suposta iniciação do Padre Paulo Ricardo na Tariqa de Fritjot Schuon






Sobre uma suposta iniciação do Padre Paulo Ricardo na Tariqa Perenialista/Multiconfessional e de inspiração Islâmica de Fritjot Schuon e sua articulação com um esquema de penetração esotérica na Igreja é o seguinte:

1- Nos anos 1980, Paulo Ricardo cursou seu ensino médio em Michigan, na Fruitport High School. Indiana é um estado que fica do lado de Michigan. Da Escola em que Paulo Ricardo estudava (Na área do Pomona Park) para Blommington, Indiana, são 4 horas de carro, 5 de ônibus.
2- Exatamente a partir de 1982, Schuon foi desenvolver sua atividade nos USA, nessa mesma cidade, Blommington, ano em que Paulo Ricardo vira estudante na Fruitport. Nos Estados Unidos, onde viveu em uma chácara em meio à natureza, no estado de Indiana, Schuon escreveu seus últimos livros.
3- Foi nessa mesma época que Olavo de Carvalho ingressou na organização de Schuon.
4- Vinte anos depois - 2006 - quando já era professor de seminário e mestre em Direito Canônico com certa fama no meio eclesiástico nacional, inclusive tendo virado um referência dentro da RCC, através da Canção Nova, comunidade onde aparecia com frequência como sumidade em doutrina, o referido Padre aparece indicando Olavo de Carvalho como um filósofo a ser seguido. Pura coincidência ou fruto dum esquema que teria sido acertado nos EUA nos anos 80?
5-Tudo isso poderia ser apenas uma coincidência porém o Padre Paulo Ricardo é adepto da tese do Padre Arintero (Em seu site há uma referência a esse padre dominicano https://padrepauloricardo.org/.../50-anos-do-concilio...) que hoje já sabemos ter se tratado dum perenialista que defendia uma nova noção de santidade, acessível a todos, pois não mais através da via ascética e mística mas da filosófica; ora "santidade" via filosofia é o que os perenialistas preconizam.
6- O CDB, que é um organismo a serviço de Olavo de Carvalho, vende o livro Evolução Mística, do Padre Arintero, onde o mesmo defende a heresia da santidade acessível via metafísica.
7- Nos anos 2000 Olavo já tinha sido defenestrado como astrólogo, gnóstico e herege por Fedeli. Foi justamente a intervenção do Padre Paulo Ricardo, alegando que Olavo havia se convertido a fé católica, que fez uma multidão de católicos a tomarem o velho como um mestre em todo tipo de assunto. Um dos fatos que o Padre em tela usou para enganar o público foi sua visita a Olavo de Carvalho nos idos de 2006, quando declarou que o velho estava se casando no religioso com Roxane na Virgínia e que, portanto, sua ida aos EUA era especificamente para participar do Casamento que provaria sua conversão. Na ocasião a fotografia acima foi divulgada. Pouco depois, o suposto casamento, que justificou a viagem intercontinental do Pe. Paulo Ricardo, sofreu um rebaixamento passando a simples cerimônia civil que, para justificar a presença do sacerdote, coincidiu com as Bodas de Prata do casal que na verdade havia se unido em 1986.
8- Nesse mesmo ano - 2006 - foi que um ex amigo nosso nos indicou Olavo como um guia para os católicos dizendo-me, "olha, o velho se converteu, agora ele é católico, vamos tomá-lo como referência, etc". Eu já conhecia Olavo desde os anos 1990 quando lia a revista Planeta, uma publicação de cunho esotérico onde ele costumava escrever, lia vez ou outra alguma coisa dele que saía no Globo, e sabia que era um esotérico de quatro costados mas confiei em Padre Paulo Ricardo que divulgava essa conversão insólita de Carvalho.
9- Foi confiando no relato de Padre Paulo que me matriculei no COF e vi com meus olhos que nada havia mudado: Olavo continuava indicando Guenon e Schuon além do curso de Cosmologia e Astrologia do Filho, o Gugu. Fedeli é quem tinha razão: aquela conversão era mentirosa, Olavo seguia tendo a mesma doutrina. Por que Padre Paulo, mesmo sabendo disso, nunca deixou de recomendar Olavo?

Teria sido ele realmente iniciado ou tudo não passaria duma grande coincidência?

6 comentários:

  1. Prof, dizem que ele se afastou do Olavo, procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, perdoe-me a intromissão, mas afastar-se não significa abandonar os planos. O Padre Paulo Ricardo deveria assumir que enganou (e continua, está claro no artigo) levando ao erro muitas pessoas (ele tem mais de um milhão de seguidores só no YouTube!). Ele deveria assumir que mentiu, pedir perdão a todos e converter-se. Ele não fez isso. Não permita que seu desejo lhe cegue diante da verdade.

      Excluir
  2. Por favor dono do blog nunca pare de destruir o Olavo, aquele herege em breve será preso na terra ou no inferno mas é um dever nosso terminar de destruir a memoria do herege maldito. Esse padre Ricardo o bispo em questão devia excomungar ele, o ruim é que s eo bispo fizer vai dar um auê só, ter esses hereges no meio da igreja ministrando ou ajudando a promover o próximo Olavo Lixoso é um problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos desejar o inferno para ninguém. Devemos rezar pela conversão de Olavo, tendo em vista que o mesmo ainda está vivo.

      Excluir
  3. Grande coincidência é bondade sua. Que os dois eram amigos e que o Padre Paulo Ricardo confiava nele em matéria de filosofia (como ele, aliás, deixa bem claro num antigo vídeo seu) não é segredo para absolutamente ninguém. Mas o Padre o contrariava e repreendia a sua conduta (sem nomina-lo diretamente) de maneira categórica. Também sempre esclareceu que somente a igreja é autoridade em matéria de doutrina. Olavo, aliás, dizia o mesmo, embora se metesse aqui e eli numa questão doutrinária qualquer. De todo modo, dizer que o Padre foi iniciado numa determinada tariqa porque quando ele era adolescente cursou o ensino médio numa escola que ficava num estado vizinho ao estado onde ficava a tariqa (a 4 ou 5 horas de distância) é forçar bastante a barra, pra dizer o mínimo! Seria como insinuar que alguém é provavelmente macumbeiro porque cursou o ensino médio numa escola em São Paulo numa época em que no estado vizinho do Rio de Janeiro havia um centro de macumba funcionando. Isso a 4 ou 5 horas de distância. Tenha santa paciência!
    Perguntar-se da relação do Padre com o perenialismo é natural. Sobram elementos para isso e eu acho que é sadio se perguntar até onde isso vai e no que isso implica. Sadio, aliás, para quem pode compreender o perenialismo que vai além de uma postagem no facebook. Agora esse tipo de bobagem sensacionalista combina mais com a Globo.

    ResponderExcluir
  4. O samizdat respondeu categoricamente, era o que eu ia falar mas vc já falou tudo.

    ResponderExcluir