sexta-feira, 19 de março de 2021

Bispo da Bélgica rejeita a proibição do Vaticano de abençoar uniões gays

                    O arcebispo Bonny já chegou a dizer que via "sementes do Verbo" em uniões gays!
 


“Tenho vergonha de minha Igreja. Sinto principalmente uma incompreensão intelectual e moral ”, escreveu o bispo de Antuérpia Johan Bonny em um artigo de opinião para De Standaard . “Gostaria de pedir desculpas a todos para quem esta resposta é dolorosa e incompreensível. Sua dor pela Igreja é minha hoje ”, escreve ele.

A Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) do Vaticano reafirmou na segunda-feira que a Igreja não tem poder para conceder uma bênção às uniões homossexuais, uma vez que não estão de acordo com o plano de Deus para os seres humanos.

Questionado sobre se a Igreja tem o poder de dar uma bênção às uniões do mesmo sexo, o CDF respondeu: “Negativo”.

As bênçãos exigem "a intenção correta de quem participa" e "que o que é abençoado seja objetiva e positivamente ordenado para receber e expressar a graça, de acordo com os desígnios de Deus inscritos na criação", afirmou a CDF, com a aprovação expressa do Papa Francis.

“Portanto, apenas aquelas realidades que em si mesmas são ordenadas a servir a esses fins são congruentes com a essência da bênção concedida pela Igreja”, declara.

Não é lícito “dar uma bênção a relacionamentos, ou parcerias, mesmo estáveis, que envolvam atividade sexual fora do casamento”, dizia o documento, “como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo”.

O próprio Deus nunca deixa de abençoar cada um de seus filhos neste mundo, observa. “Mas Ele não abençoa e não pode abençoar o pecado.”

Em seu artigo, o bispo Bonny disse que o documento carece de base científica, nuance teológica e cautela ética, especialmente quando declara que "não há absolutamente nenhuma base para considerar as uniões homossexuais como de alguma forma semelhantes ou mesmo remotamente análogas ao plano de Deus para casamento e família.

"Intelectualmente, isso nem chega ao nível do ensino médio”, afirmou Bonny “Esse tipo de argumento, a lógica, você vê através disso. Hoje em dia, você não convence ninguém dessa maneira. ”

“Eu mesmo conheço casais gays, em casamentos civis com filhos, que formam uma família calorosa e estável, e que também participam ativamente da vida paroquial”, escreveu Bonny. “Alguns deles estão ativos em tempo integral como funcionários pastorais ou da igreja. Estou muito grato a eles. ”

“Quem tem interesse em negar que nenhuma semelhança ou analogia com o casamento heterossexual é possível aqui?” ele perguntou.

Bonny também disse que o pecado é um conceito nebuloso e não deve ser vinculado à atividade homossexual.

“O pecado é uma das categorias teológicas e morais mais difíceis de definir e, portanto, uma das últimas a se apegar aos indivíduos e à sua maneira de viver juntos”, disse Bonny.

“Uma abordagem respeitosa do casamento entre pessoas do mesmo sexo só pode ocorrer no contexto mais amplo da Ordem de Serviço para o Casamento, como uma eventual variação do tema do casamento e da vida familiar, com um reconhecimento honesto das semelhanças e diferenças reais”, ele concluiu. 

Tempos terríveis onde bispos desafiam decisões doutrinais de Roma. Basta saber se haverá disposição por parte de Bergoglio de punir Johan Bonny, bispo de Antuérpia, que chegou a afirmar que a decisão da CDF ia contra o espírito da Amoris Laetitia o que não deixa de fazer sentido. Roma precisa decidir se católicos devem seguir a Amoris ou a nota de CDF mas ao que tudo indica o objetivo de Francisco é fazer esse papel dúbio de falar ora a favor de uniões gays, ora contra. Vejamos onde isso vai parar. 



4 comentários:

  1. Mais um em plena comunhão e a quem provavelmente nada acontecerá .

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente acho que Bergoglio só está fazendo média.

    Todo mundo sabe que Bergoglio está apoiando a agenda norte-americanista e sionista da imoralidade, da qual a união homossexual, é apenas mais uma etapa.

    Como Bergoglio é covarde de fazer e falar isso abertamente, ele vai, como todo covarde, fazendo isso etapa por etapa. Ele vai fazendo isso pouco a pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bergoglio faz por etapas para acostumar os fiéis com o erro.

      Excluir
  3. E muito fácil fala, afinal nós estamos sentados e vendo de longe.o papa Francisco talvez ele sejá um peronista.

    ResponderExcluir