Christopher Ferrara |
Ludwig von Mises contra Jesus Cristo, o Evangelho e a Igreja: (Carta aberta a Tom Woods)
TRADUÇÃO DE GUILHERME FERREIRA DE ARAÚJO
Christopher A. Ferrara[1]
Nota do blogueiro – Caros
leitores, este texto destroi toda a estatura intelectual de von Mises.
Mostra que ele é, como intelectual, um charlatão. Não porque ele fale
mal de Nosso Senhor Jesus Cristo (disso ele já deve ter dado conta ao
Altíssimo) e dos apóstolos, mas porque demonstra, na melhor das
hipóteses, desconhecer toda a história do cristianismo e de como ele
criou a Civilização Ocidental. Suas afirmações no livro Socialismo são
grotescas. O texto mostra também a situação lamentável em que se
encontra Tom Woods, autor de um livro recentemente publicado pela
Quadrante. Mostra o que o liberalismo pode fazer com um ser humano. Veja
também Expondo as Perigosas Premissas dos Economistas Liberais.
Caro Tom:
Quando nós escrevemos A Grande Fachada,
em 2002, eu era um dos defensores mais ardentes do seu trabalho. Na
verdade, via você como um importante elemento para o futuro do movimento
“tradicionalista” nos Estados Unidos. Eu não previa sua dissidência
pública da doutrina social da Igreja, em benefício da “Escola austríaca”
de Economia – radicalmente laissez faire –, cujas pretensões vão
muito além da economia até uma abrangente “filosofia da liberdade” que
não pode ser ajustada ao ensinamento do Magistério a respeito dos
deveres dos homens e das sociedades com respeito a Cristo e Sua Igreja,
ou até mesmo aos deveres dos homens uns com os outros no nível da
justiça natural. Também não previa que se tornaria um “professor
residente” do Instituto Ludwig Von Mises, um grupo libertário radical
dedicado ao pensamento de von Mises e seu discípulo
“anarco-capitalista”, Murray Rothbard, ambos liberais agnósticos que
rejeitaram completamente o papel da Igreja e do Evangelho na
constituição da ordem social.
Sua dissidência da doutrina
social produziu, da parte de respeitáveis comentadores católicos, uma
multidão de artigos contra você, como os que podem ser encontrados aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui, sendo o último uma série recém publicada em cinco partes na revista Chroniclessob
o título “É Tomas Woods um dissidente?”. Até o momento, pelas minhas
contas, não menos de doze estudiosos católicos denunciaram sua
dissidência do ensinamento do Magistério com relação a princípios
básicos tais como salário justo, primazia moral do trabalho sobre o
capital, pecado da usura e da extorsão pelos preços, imoralidade do dito
“direito absoluto” à propriedade privada e a necessidade de um governo
guiado pela lei divina e natural, para o governo dos homens decaídos. ( Recentemente (Visualização) você
até começou a promover a fantasia “anarco-capitalista” da abolição de
todos os governos e da criação de uma “sociedade sem estado.”)
O ponto central de A Grande Fachada era
que os católicos “tradicionalistas” não dissentem da doutrina Católica
enquanto tal, mas antes apenas exercitam seu direito a prescindir de
certas novidades litúrgicas e pastorais desconhecidas na Igreja antes da
década de 1960 e nunca impostas aos fiéis como obrigações
comprometedoras da nossa religião. Por exemplo, a proclamação histórica
do papa Bento XVI de que a Missa tradicional em latim “nunca foi
ab-rogada” e de que “em princípio foi sempre permitida” demonstrou a
verdade da reivindicação básica do livro. Mas lá estava você, Tom, nos
meses seguintes à publicação de nosso livro, declarando sua dissensão do
ensinamento a respeito da fé e da moral claramente enunciado como
obrigatório por numerosos papas que ensinaram sobre a justiça no mercado
e a reta ordenação do Estado.
E visto que foi o livro mesmo do qual fomos co-autores, juntamente com o seu mandato no The Remnant e no periódico The Latin Mass,
que lhe deram proeminência como um tradicionalista em primeiro lugar,
você dificilmente poderia esperar que seus ex-colegas permanecessem em
silêncio à medida que você continuava sua torrente de pronunciamentos
contra o ensinamento papal, incluindo o comentário descarado de
que a “tentativa dos papas de elevar princípios como os de ‘salário
justo’ ao nível de doutrina obrigatória é algo completamente diferente, e
na verdade estácarregada de erros” – não uma afirmação esporádica, mas algo que você repetiu mais tarde em publicação, no seu muito criticado A Igreja e o Mercado (p.
79). Você não reconhece a completa audácia que há em um
recém-convertido pretender dar conferências a católicos de berço a
respeito dos “erros” dos ensinamentos da Igreja afirmados por papa após
papa durante séculos?Ora, uma coisa, Tom, é você expressar sua opinião – sua errante opinião – de que ao se pronunciarem em matéria de economia e justiça social os papas excederam o que você considera serem os limites de sua competência, ainda que os próprios papas, respondendo a dissidentes como você, tenham insistido em seu direito e dever de se pronunciar precisamente a respeito desses assuntos. Mas é algo completamente diferente alegar, como você o faz, que você está exercitando legítima liberdade na Igreja – não, você não está – e, muito pior, engajar-se numa campanha para persuadir católicos de que aquilo que seu instituto prega – uma forma de liberalismo social e econômico condenada por uma extensa linhagem de papas (cf. a encíclica Ubi Arcano Dei, de Pio XI, n.61) – é “perfeitamente compatível” com o Catolicismo Romano tradicional. Essa propaganda encontrou até mesmo o caminho na direção de um promissor – sob outros aspectos – novo periódico, “O Tradicionalista”, cujo número inaugural incluiu um anúncio de página inteira em homenagem a von Mises, cuja dogmática visão de mundo anti-cristã está evidente nas citações mostradas abaixo.
Num artigo que mencionava as circunstâncias de nossa discussão por causa de sua dissensão da doutrina social e de sua cooperação pós-Grande Fachada com o Southern Poverty Law Center e sua caça às bruxas aos católicos tradicionalistas (incluindo eu mesmo), eu aludi a algumas das opiniões ultrajantes de Rothbard, que defende não apenas o aborto legalizado, a prostituição, o uso de drogas, o suborno e a extorsão, mas também o direito legal de matar de fome crianças não desejadas, em favor do qual ele argumentou num livro que seu Instituto vende para o mundo como um “clássico da liberdade”. E você, Tom, escreveu em louvor ao mesmo livro sem mencionar suas afirmações morais depravadas, declarando apenas que “Rothbard descreve as implicações filosóficas da idéia de propriedade de si mesmo” – uma idéia que está em conflito com o próprio fato de ser o homem uma criatura de Deus. Você também nunca mencionou o repetido elogio de Rothbard ao que o conjunto do trabalho dele aclama como sendo “a subversão da Antiga Ordem... por meio de uma ação libertária em massa que estourou em grandes revoluções do Ocidente tais como a Americana e a Francesa, realizando as glórias da Revolução Industrial e os avanços da liberdade...”
Por essa razão, Tom, eu nunca vi você criticar o ataque de
Rothbard ao “integrismo” católico – sim, ele usou exatamente aquela
palavra, aquele perfeito insulto aos católicos romanos tradicionais em
decorrência do qual você e eu escrevemos A Grande Fachada para
atacar. Lembra-se? Naquele artigo em particular, Rothbard imperiosamente
depreciou “o ódio da Igreja ao liberalismo em geral, do qual ela deriva
seu ataque ao liberalismo econômico...” No mesmo artigo, seu mentor
descreveu o marco que foi a encíclica social Quadragesimo anno, de Pio XI, como virulentamente anti-capitalista e, para dizer a verdade, pró-fascista. “Essatendência fascista é
revelada pelos rumos do catolicismo europeu no período entre
guerras...” Seu mentor chamou o papa Pio XI de fascista, Tom. Mas então,
você também amontoou críticas à Quadragesimo – baseando-se em
seu estudo informal de economia, um campo no qual você não possui nenhum
título ou outra credencial reconhecida. (Na verdade, antes de você
ter-se incorporado ao Instituto você ensinou história numa faculdade
pública.)
Aqui eu desejo chamar a atenção
dos católicos para as concepções igualmente Cristofóbicas e
anti-católicas de von Mises, recentemente expostas num debate online em angelqueen.org, num tópico chamado “Desmascarando a Escola Austríaca”. Essas idéias aparecem no livroSocialismo,
de von Mises, o qual seu Instituto vende como uma “obra-prima” que
apresenta “uma crítica de todo o aparato intelectual que acompanha o
pensamento socialista, incluindo as doutrinas religiosas implícitas por trás do pensamento socialista ocidental...”
Nas treze citações abaixo, do capítulo 29 de Socialismo,
von Mises ataca Cristo, os Evangelhos e a Igreja como sendo inimigos da
liberdade e da sociedade e instigadores do socialismo e da escravidão,
chama o Cristianismo de “religião do ódio”, e declara que a Igreja tem
de se reformar cingindo-se ao liberalismo e ao capitalismo. Todas as
citações aparecem online aqui, que é onde o católico que deu origem ao tópico emangelqueen.org (alguém com o pseudônimo de GordonG) as encontrou.
Tom, uma vez que você rejeitou
todos os pedidos privados relativos à sua campanha para fazer avançar o
libertarianismo radical dentro da Igreja e particularmente entre os
tradicionalistas, nós que uma vez promovemos seu trabalho nos sentimos
obrigados a protestar publicamente contra o que você está fazendo e a
exigir que você se retifique pela confusão que está causando.
Porque você tem um dever perante
Deus – como um membro da Igreja confirmado (se bem que um membro um
tanto novo) – de denunciar e repudiar categoricamente as seguintes
citações do livro de von Mises, e de romper seus laços com o Instituto
que promove sua (e de Rothbard) ideologia da “liberdade” anti-católica,
Cristofóbica e, de fato, imoral.
Ademais, é tempo de parar de
fingir, como você tem feito por anos, que a controvérsia que suas
próprias palavras e ações têm provocado entre os fiéis seja um debate
sobre “economia” ou coisas particulares tais como a sabedoria das leis
do salário mínimo. Você se associou a uma organização cujas visões a
respeito do homem, da sociedade e da liberdade humana são inimigas da
lei do Evangelho. Você deve escolher entre o Magistério e o Instituto
Ludwig von Mises, e nenhuma quantidade de sofismas pode esconder a
realidade daquela escolha.
Como seu ex-colaborador e colega, e como alguém que admira seus talentos e sabe o que eles poderiam trazer para uma defesa da
doutrina social da Igreja em lugar de seus aparentes ataques
incessantes contra ela, eu espero que você tome esta carta não como uma
provocação, mas como um convite a reconsiderar o caminho que você
escolheu, a dar a volta e a se reunir aos seus irmãos na fé.
Atenciosamente,Christopher A. Ferrara
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LUDWIG VON MISES
CONTRA CRISTO, O EVANGELHO E A IGREJA
Do capítulo 29 de Socialismo(http://mises.org/books/socialism/part4_ch29.aspx )
1. A pregação de Jesus de um Reino vindouro destrói todos os laços sociais:
A
expectativa da reorganização por parte do próprio Deus quando chegou o
tempo, e a transferência exclusiva de toda ação e pensamento para o
futuro reino de Deus tornou o ensinamento de Jesus Cristo
completamente negativo. Ele rejeita tudo quanto existe, sem oferecer
nada para repô-lo. Ele chega a dissolver todos os laços sociais
existentes...
2. Jesus é como os bolcheviques:
...Seu zelo pela destruição dos laços sociais não conhece limites.
A força motriz por trás da pureza e do poder de tal completa negação é
uma inspiração extática e uma esperança entusiástica de um novo mundo.
Daí seu ataque apaixonado a tudo quanto existe. Tudo pode ser destruído
porque Deus, em Sua onipotência, vai reconstruir a futura ordem. É
desnecessário examinar se alguma coisa pode ser reaproveitada na
passagem da velha para a nova ordem, porque essa nova ordem erguer-se-á
sem auxílio humano. Ela não demanda de seus partidários, portanto,
nenhum sistema ético, nenhuma conduta particular em qualquer direção
positiva. Fé, e apenas fé, esperança, expectativa – isso é tudo o que é
necessário. Ele [o homem] não precisa contribuir em nada para a
reconstrução do futuro, Deus Ele mesmo o sustentou. O mais claro paralelo moderno à atitude do cristianismo primitivo de completa negação é o bolchevismo.
Os bolcheviques, igualmente, desejam destruir tudo quanto existe porque
eles o consideram algo desesperadamente mau. Mas eles têm em mente
planos – por mais indefinidos e contraditórios que eles possam ser –
para uma futura ordem social. Eles exigem não apenas que seus seguidores
devem destruir tudo quanto exista, mas também que eles adotem uma linha
de conduta definida, que conduz em direção ao Reino futuro com o qual
eles sonharam. O ensinamento de Jesus a esse respeito, por outro lado, é
somente negação.
3. Jesus despreza os ricos,
incitando o mundo à violência contra eles e suas propriedades; e Seu
ensinamento espalhou “semente maligna”:
Naturalmente, uma coisa está clara e nenhuma interpretação habilidosa pode ocultar isso. As palavras de Jesus estão cheias de rancor contra os ricos, e os Apóstolos não são menos brandos a respeito disso. O Homem Rico é condenado porque ele é rico, o Mendigo é louvado porque ele é pobre. A
única razão por que Jesus não declara guerra contra os ricos e não
aconselha vingança contra eles é que Deus disse: “A vingança é minha”.
No Reino de Deus os pobres serão ricos, mas os ricos estarão envoltos
em sofrimento. Revisores tardios tentaram abrandar as palavras de
Cristo contra os ricos, das quais a versão mais completa e vigorosa é
encontrada no Evangelho de Lucas, mas resta um bocado suficiente para
apoiar aqueles que encorajam o mundo a sentir ódio, a se vingar a assassinar e a queimar os ricos. Até
a época do Socialismo moderno nenhum movimento contra a propriedade
privada que se originou no mundo cristão falhou em buscar autoridade em
Cristo, nos Apóstolos, e nos Padres Cristãos, para não mencionar aqueles
que, como Tolstoi, fizeram do ressentimento evangélico contra os ricos o
próprio coração e alma de seu ensinamento.Este é um caso no qual as palavras do Redentor espalharam semente maligna. Mais dano tem sido causado e mais sangue tem sido derramado por conta delas do que pela perseguição aos heréticos e queima das bruxas. Elas sempre tornaram a Igreja indefesa contra todos os movimentos que almejam destruir a sociedade humana...
4. A Igreja, e não o liberalismo Iluminista, abriu caminho para o Socialismo:
…Seria estúpido sustentar que o Iluminismo, ao arruinar gradativamente o sentimento religioso das massas, abriu caminho para o Socialismo. Ao contrário, foi a resistência que a Igreja ofereceu à disseminação das ideais liberais que preparou o solo para o rancor destrutivo do pensamento socialista moderno. A Igreja não apenas não fez nada para extinguir o fogo, mas ela até mesmo tocou fogo na brasa...
5. A doutrina cristã destrói a sociedade, proíbe a preocupação com o sustento e o trabalho, prega o ódio à família e até mesmo endossa a castração:
...É por isso
que a doutrina cristã, uma vez separada do contexto no qual Cristo a
pregou – expectativa do iminente Reino de Deus –, pode ser extremamente
destrutiva. Nunca e em lugar algum um sistema de ética social que abraça
a cooperação social poderá ser construído a partir de uma doutrina que
proíbe qualquer preocupação com o sustento e o trabalho, enquanto
expressa um feroz ressentimento em relação aos ricos,prega o ódio à família e defende a castração voluntária.
6 O Evangelho não desempenhou nenhum papel na construção da civilização ocidental:.
As
façanhas culturais da Igreja durante seus séculos de desenvolvimento
são [fruto] do trabalho da Igreja, e não do cristianismo. É uma questão
aberta quanto desse trabalho se deve à civilização herdada do estado
romano e quanto se deve ao conceito de amor cristão, completamente
transformado sob a influência dos estóicos e de outros filósofos
antigos. A ética social de Jesus não tem papel algum neste desenvolvimento cultural. A realização da Igreja, neste caso, foi torná-las inofensivas, mas sempre por um período limitado de tempo...
7. Porque ela se opõe ao liberalismo, a Igreja é uma inimiga da sociedade:
O
destino da civilização está em jogo. Porque não é como se a resistência
da Igreja às idéias liberais fosse inofensiva. A Igreja é um poder tão
poderoso que sua aversão às forças que trazem a sociedade à existência
seria suficiente para quebrar em pedaços toda a nossa cultura. Nas
últimas décadas nós testemunhamos com horror sua terrível transformação
em um inimigo da sociedade. Pois a Igreja, tanto aCatólica quanto a Protestante, não é o menor dos fatores responsáveis pela prevalência de ideais destrutivos no mundo hoje...
8. O liberalismo é superior
ao cristianismo e tem restaurado a humanidade por meio da destruição da
Igreja, motivo pelo qual a Igreja o odeia:
Historicamente
é fácil entender a aversão que a Igreja tem mostrado pela liberdade
econômica e pelo liberalismo político sob qualquer forma. O liberalismo é
a flor daquele iluminismo racional que desferiu o sopro da morte no regime da antiga Igreja e do qual brotou a crítica histórica moderna. Foi o liberalismo que solapou o poder das classes que por séculos estiveram intimamente ligadas à Igreja. Ele transformou o mundo mais que o cristianismo sempre o fez. Ele devolveu a humanidade ao mundo e à vida.
Ele despertou as forças que sacudiram as fundações do tradicionalismo
inerte sobre o qual Igreja cria estar repousada. A nova perspectiva
provocou na Igreja um enorme mal-estar, e ela ainda não se ajustou até
mesmo às camadas mais exteriores da época moderna.
9. O cristianismo se tornou uma religião do ódio, buscando destruir o “admirável novo mundo” do liberalismo:De fato, os padres em países católicos borrifam água benta sobre estradas de ferro recentemente construídas e em dínamos de novas usinas, mas o cristão confesso ainda estremece intimamente diante dos trabalhos de uma civilização que sua fé não consegue compreender. A Igreja ressentiu-se fortemente da modernidade e do espírito moderno. Que surpresa, então, que ela tenha se aliado àqueles cujo ressentimento levou-os a desejar a dissolução deste admirável novo mundo, e que tenha explorado seu arsenal bem estocado como meio para denunciar o esforço terreno pelo trabalho e pela riqueza. A religião que chama a si mesma religião do amor tornou-se uma religião do ódio, em um mundo que parecia estar preparado para a felicidade. Quaisquer pretendentes a destruidores da ordem social moderna poderiam fiar-se no cristianismo como um líder.
10. Porque eles seguem o Evangelho e porque não foram “vacinados” com a filosofia liberal, sacerdotes e monges são inimigos da sociedade:
Sacerdotes
e monges que praticaram a verdadeira caridade cristã, que ministraram e
ensinaram em hospitais e em prisões e que sabiam tudo o que havia para
saber a respeito da humanidade sofredora e pecadora – esses foram os
primeiros a serem enganados pelo novo evangelho da destruição social. Apenas uma firme compreensão da filosofia liberal poderia tê-los vacinado contra o infeccioso ressentimento que se assolou entre os seus protegidos e que foi justificado pelos Evangelhos. Por assim dizer, eles se tornaram perigosos inimigos da sociedade. Do trabalho de caridade brotou o ódio à sociedade.
11. A Igreja e o papado buscam escravizar os homens destituindo-os da razão e da liberdade espiritual do capitalismo:
A Igreja sabe que ela não pode vencer, a menos que possa vedar a fonte da qual seu oponente continua extraindo inspiração. Desde
que o racionalismo e a liberdade espiritual do indivíduo sejam mantidos
na vida econômica, a Igreja jamais terá êxito em agrilhoar o pensamento
e em tomar conta do intelecto na direção desejada. Para fazer isso,
primeiro ela teria de obter a supremacia sobre toda atividade humana.
Por conseguinte, ela não pode se contentar com o viver como uma Igreja
livre em um estado livre [o próprio slogan de Cavour, o grande inimigo
maçônico da Igreja e sagrado Pio IX – CAF]; ela deve procurar dominar
aquele estado. Ambos o papado de Roma e as igrejas protestantes
nacionais lutam pela soberania, já que ela as permitiria ordenar todas
as coisas temporais de acordo com seus ideais. A Igreja não pode tolerar
outro poder espiritual. Todo poder espiritual independente é uma ameaça
a ela, uma ameaça que aumenta em força à medida que a racionalização da
vida progride.
12. O cristianismo necessita do socialismo a fim de manter a teocracia contra a ameaça da “produção independente”:
Ora, a produção independente não tolera qualquer autoridade espiritual suprema. Em nosso tempo, o poder sobre a mente só pode ser obtido por meio do controle da produção.
Todas as Igrejas já estão indistintamente atentas a isso há tempos, mas
para elas isso se tornou claro pela primeira vez quando a idéia
socialista, surgindo de uma fonte independente, fez-se sentir como uma
força poderosa e rapidamente crescente. Então, tornou-se claro para as
Igrejas que a teocracia só é possível numa comunidade socialista.
13. A Igreja deve se transformar cingindo-se antes ao capitalismo do que ao ensinamento papal tal como o de Pio XI:
Se
a Igreja de Roma quiser encontrar uma solução para a crise para qual o
nacionalismo a levou, então ela deve ser inteiramente transformada. Pode
ser que essa transformação e essa reforma a levem à aceitação
incondicional da indispensabilidade da propriedade privada dos meios de
produção. Até o presente ela está longe disso, como testemunha a recente
encíclica Quadragesimo anno.
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