quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Vargas e o Catolicismo

Resultado de imagem para Getúlio Vargas



Há, agora, entre vários segmentos católicos um rechaço preocupante a figura do ex-presidente Getúlio Vargas que, se não instaurou um Estado Católico, esteve muito longe de ser um anticatólico; bem ao contrário, Vargas promoveu vários postulados católicos o que o coloca, em certos aspetos até mesmo a frente de Dom Pedro II que, para temos uma idéia, mandou prender bispos anti-maçonaria durante o segundo reinado, bispos que apenas cumpriam com os ditames de Pio 9, papa que condenou taxativamente a maçonaria.

Sobre isto o insigne professor Eduardo Cruz, catedrático em História, esclarece o seguinte: 

"Um católico não pode ter essa opinião em hipótese alguma. Numa escala comparativa, Getúlio foi muito superior a Bolsonaro, tomando como critério o Magistério da Igreja:

(1) Consagrou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, em 1931:
https://www.facebook.com/TrincheiraMoral/posts/499334023799577

(2) Reintroduziu o ensino religioso nas escolas públicas, por meio do Decreto nº 19.941, de 30 de abril de 1931.

(3) Proibiu a usura, nos termos do Decreto nº 22.626, de 7 de abril de 1933.

(4) Baniu os maçons do governo:
http://bensodicavour.org.br/.../95-a-maconaria-de-volta.../

(5) Solicitou ajuda do clero para elaborar a CLT:
https://www.facebook.com/TrincheiraMoral/posts/315070735559241.

(6) Instituiu incentivos ao casamento e à natalidade, por meio do Decreto-Lei nº 3.200, de 19 de abril de 1941. O texto foi redigido com sugestões do Centro Dom Vital.

(7) Reintroduziu o serviço de assistência religiosa nas Forças Armadas, nos termos do Decreto-Lei nº 6.535, de 26 de maio de 1944. O serviço havia sido extinto décadas antes, com a proclamação da República, que separou a Igreja do Estado.

(8) Determinou ao DOPS que reprimisse a propaganda anticatólica disseminada por maçons, protestantes, comunistas e demais transviados:
https://www.livrariacultura.com.br/.../os-quebra-santos...

Resultado de imagem para Dom Leme e Vargas
Vargas ao lado do Cardeal do RJ, Dom Sebastião Leme. 
Fato pouco conhecido é que durante o Estado Novo houve uma negociação entre o governo e a Santa Sé para a assinatura de uma Concordata, por força da qual o Brasil voltaria a ser um país oficialmente católico (1939). Por algum motivo, não se chegou a um acordo. Isso, sim, é um bom motivo para criticar Getúlio Vargas, não o fato de ter sido ditador. Ele deu vários passos rumo à construção do Estado Católico, mas não deu o passo definitivo, que seria o mais importante de todos."


Professor Eduardo Cruz, catedrático pela  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

2 comentários:

  1. Vargas, grande figura! Seu legado deve ser mantido e atualizado.

    ResponderExcluir
  2. Não sou católico (e rejeito o Catolicismo), mas vou assumir: a "direita liberal-conservadora" não é conservadora, muito pelo contrário: é forte amiga dos banqueiros, da usura, do fim das leis trabalhistas e do apoio ao globalismo e à secularização do mundo (eles odeiam a Igreja, defendem o materialismo, a "busca pelo enriquecimento pessoal", o hedonismo individual, e demais patologias do gênero).
    Como Chesterton já dizia, "foi o capitalismo que destruiu as famílias", tendo substituído a busca espiritual pelo individualismo e busca de enriquecimento pessoal, descompromissado da sociedade (o que se traduz para a busca de relações sexuais supérfluas e descompromissadas, da mesma forma).
    Mesmo nós sendo adversários, podemos provisoriamente deixar de lado divergências (depois, nós voltamos a nos digladiar), e vocês, conservadores católicos, precisam seguir os ditames de Chesterton: anti-capitalismo, Doutrina Social da Igreja (que é incompatível com liberalismo), distributismo, e demais coisas do gênero.
    Não aceite fazer frente com os fariseus direitistas, os sionistas, que querem destruir as tradições, implodir os Estados Nacionais, e sobrelevar os valores capitalistas (enriquecimento pessoal, descompromisso com a sociedade, hedonismo etc) acima dos valores espirituais e de bem comum.
    Não façam frente com liberais-judeus (Mises, Smith etc - MISES ABERTAMENTE ODIAVA O CRISTIANISMO). Combata-os!

    ResponderExcluir