domingo, 28 de julho de 2013

JMJ X São João da Cruz e Pascal

Bispos , sucessores dos apóstolos , dancando o flash mob durante a JMJ RJ 2013.Imaginem São pedro ou São Paulo dançando um hip hop ou um trance , ou dance ! Conseguiram ? Eu não !
O Papa pediu para não diluir a fé.É o que eu espero.Pórem quando vejo toda essa euforia de estilo profano na JMJ RJ 2013 que se encerrou fica difícil crer que o que ele disse vá ser seguido.Quando vemos bispos dançando flash mob e samba no Glória da missa de encerramento de um evento católico( me parece que o Papa não ficou satisfeito pois permaneceu de cabeça baixa o tempo inteiro durante a ridícula execução capitaneada por Fábio de Melo ) só resta mesmo esperar a volta de Cristo.

Diante disso cabe lembrar as sábias palavras de São João da Cruz em a "Subida do Monte Carmelo", livro II , pág 117 sobre o que é ser espiritual :

"Cristo é o caminho e que para segui-lo é preciso morrer a própria natureza tanto nas coisas sensíveis como nas espirituais...Nosso Senhor morreu a tudo quanto era sensível , espiritualmente em sua vida e naturalmente em sua morte.Compreenda agora o bom espiritual o mistério dessa porta e caminho para unir-se a Deus.Isto não consiste pois em recreações , gozos , nem sentimentos espirituais e sim numa viva morte de cruz para o sentido e para o espírito no interior e no exterior"

Vejamos ainda o que nos diz São João da Cruz doutor da Igreja sobre o perigo dos afetos na vida espiritual  : "Jesus Cristo é pouco conhecido mesmo pelos que se dizem seus amigos.Pois a estes vemos procurar nele seus gostos e consolações amando a si próprios e não os aniquilamentos e amarguras da cruz por amor de Cristo."-Subida do Monte Carmelo , p.120.

O doutor da Cruz ainda sobre os afetos nos lembra que :

"Criam preferencias desfigurando a realidade" ( 1s , 5, 5).

"Diminuem a capacidade para Deus " (1s , 6, 1) .

"Esvaziam o espírito"( 1 s , 11, 1-5)

"Apartam da justiça e virtudes" (3s 19, 6)

"Sem elas a alma fica livre e clara para amar racional e espiritualmente"( 3s , 23, 1)

O doutor da Cruz ainda faz severas advertências sobre o tom sentimental e sensorial  - que é o norte dos eventos da JMJ - na vida de fé :

"O verdadeiro espírito se inclina a secura e aflições sabendo que isto é seguir a Cristo" (2s ,7, 5)

"O sentido corporal   não há de se fazer juiz e estimador das coisas espirituais; tão ignorante é o sentido corporal das coisas espirituais e ainda mais como um jumento das coisas racionais" (2 s ,11, 2)

"A virtude não está em apreensões e sentimentos de Deus" ( 3s , 9, 3)

"A união não consiste em recreações e , gostos e sentimentos espirituais" (2s , 7, 11 )

Em suma Blaise Pascal define bem o que é ser cristão : não é estar em estado de perpétua euforia mas se recrear na morte de cruz :

 " Jesus Cristo não fez outra coisa senão comunicar aos homens que eles amavam a si mesmos , que eram escravos , cegos , doentes , infelizes e pecadores ; que era preciso que ele os curasse , libertasse , esclarecesse , beatifica-se e curasse ; que para isso eles deveriam odiar-se a si mesmos e sgui-lo na miséria e na morte na cruz"-Pensamentos de Pascal n º 545.

Ou seja Jesus não celebrou festas  nem dançou para realizar sua missão divina.

5 comentários:

  1. o Flashmob n fez parte do RITO DA MISSA; foi antes... Quanto ao samba no glória, concordo ser um erro litúrgico não tolerável.
    Quanto a Jesus n ter dançado, Pascal não é o Seu biógrafo oficial, para ser usado na argumentação.
    Sem farisaísmo, salve à tradição!

    ResponderExcluir
  2. Procure então nos evangelhos - biografias oficiais de Jesus - algum relato de ele ter dançando para realizar sua missão divina.Se vc achar te dou um prêmio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois saiba que os evangelhos não são um diário completo(em minúcias) sobre a vida do Senhor. E mesmo se Ele n tivesse dançado não impediria dos bispos terem o feito antes do rito da missa; eles são seres humanos e a eles só lhes é(como o é a mim,Dênisson, e a vc) pecar. Quem somos nós para julgarmos bispos? Nem eu nem vc somos mestres ou doutores em teologia. A área de estudo em que temos mais propriedade é a História... Além do que julgá-los iria contra os princípios evangélicos.

      Excluir
    2. *e a eles só lhes é(como o é a mim,Dênisson, e a vc)proibido pecar.

      Excluir
    3. Denisson que argumentação tosca.Nem vou perder tempo respondendo isso.

      Excluir