quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fé ou psicologismo ?

Faz tempo que certos movimentos eclesiais buscam a via da psicologia para evangelizar o homem moderno.

Não sabemos a que nível as lideranças destes movimentos atuam : se conscientes do que fazem ou apenas como meros copiadores do que encontram sobretudo no meio protestante neopentecostal - onde é comum demais o uso de técnicas psicológicas para estimular a "conversão".

O que é fato é que o primeiro a dizer que a evangelização devia ser adaptada as condições do homem moderno foi Maurice Blondel , filósofo "católico" que aderiu ao modernismo , heresia condenada por São PIO X, Papa ,  na Pascendi no início do século 20.

Entre tantas heresias modernistas havia a de que a fé se baseia em um sentimento interior.Assim sendo Blondel advogava o abandono da catequese tradicional marcada pelo ensino dos dogmas por uma nova maneira de transmitir a fé : a apologética deve partir das condições psicológicas do homem moderno ; Blondel estava preocupado com os fatores que determinam e levam um indivíduo a aderir a fé.

Blondel compreendia que para despertar a fé no homem moderno devia-se-lhe despertar uma experiência pessoal de Deus que atendesse as suas necessidades e exigências.(In : Teología Dogmática.Aurelio Fernández.Bac Maior 92 , Madrid , 2009).Ou seja a pastoral católica deveria ser ajustada aos interesses do homem!!!

O homem da cultura moderna é individualista , racionalista , sensualista e prático.Ele pouco se interesse por questões de ordem teórica ou doutrinal ( Por exemplo se Deus é trino ou não , ou se Maria foi virgem a vida inteira ) ; muito mais interesse causa nele problemas práticos ( como ser feliz , livre , como ter sucesso , como se livrar do sofrimento , das dívidas , como conseguir amizades , um bom emprego , ser realizado na carreira , etc).Assim sendo os modernistas dirão : para converter o homem moderno a fé católica é preciso dar-lhe cara nova ; é preciso fazer que a Igreja vá de encontro a esses anseios e lhes atenda!!!

Pois bem : é exatamente isso que certas movimentos hoje promovem : uma adaptação da fé ao mundo moderno.

O catálogo de livros vendidos em várias livrarias "católicas" do Brasil deixa claro isso :

1- Livro "Quero um amor maior "

"Nossa vida é uma grande aventura, uma caçada em busca de um tesouro imperecível. Estamos sempre à procura de algo que possa saciar o nosso coração, pois temos a constante necessidade do encontro, de ter uma vida que valha a pena.Desejamos escutar “... e viveram felizes para sempre” em nossa própria história. Tudo gira em torno desta sede de um Amor Maior. Um Amor que preencha o nosso coração, responda aos nossos anseios e sacie a sede de nossa alma."
Editora: Canção Nova
Número de páginas: 184 

2-Livro " A cura dos traumas da morte"

"Você vai perder aqueles que você ama. Terrível, não é? Depende.É isso que Pe. Léo vem mostrar neste livro, "A cura dos traumas da morte". Ele nos convida a refletir sobre esse assunto hoje tão mascarado pela maioria das pessoas e ver com outros olhos a realidade que é a morte: uma preciosa amiga (sim, amiga), pois será ela que nos levará a presença de Deus. Sem ignorar a tristeza que a falta de nossos entes queridos nos causa, o autor ensina a enfrentar com maturidade e fé essas horas tão difíceis - doença, enterro, luto, despedidas- ao mesmo tempo em que nos exorta a valorizar a vida e a presença dos que amamos. Enquanto ainda é tempo.Com a linguagem próxima e descomplicada que é sua marca, Pe Léo nos diz para "saborear" esse novo significado que a vida pode ganhar. Sem o medo da morte, que, neste livro, aprendemos a ver como uma verdadeira benção."
Editora: Canção Nova
Número de páginas: 128 

 3-Livro "Quem me roubou de mim"

Fabio de Melo duble de padre , cantor e autor de livros de autoajuda
"Quem me Roubou de Mim não é mais um livro de teoria da vida, mas é a vida de uma teoria. Ele não nasceu do aprendizado acadêmico. Nasceu dos olhos que um dia me olharam e pediram ajuda. Gente que precisava sair dos cativeiros dos afetos, das dependências viciosas, das autoridades arbitrárias e das violências veladas."
Editora: Canção Nova
Número de páginas: 152 





4-Livro "Vencendo aflições , alcançando milagres"

O título já diz tudo !!!
Autor : Marcio Mendes 

5-Livro "Construindo a Felicidade"

 "Pe Adriano Zandoná ensina sem demagogias ou respostas prontas, você será levado a refletir e assim encontrar algumas boas respostas para melhor administrar sua existência, com mais realização e felicidade" 

Editora: Canção Nova
Número de páginas: 136 

6- Livro "Clamando por Milagres" 

"Clamando por Milagres - Pe. Roger Luís
Você acredita em Milagres? Você já experienciou um Milagre? A Canção Nova traz para você um livro que é um relato de fé, das experiências milagrosas vividas por Pe. Roger Luís, em seus próprios testemunhos e por outras pessoas que fizeram essa experiência por acreditar na ação poderosa de Deus.Conheça esse livro “Clamando por Milagres” que vai mudar a sua vida e fazer com que você exerça ainda mais esse Dom que Deus nos deu, a Fé."

Editora: Canção Nova
Número de páginas: 216

7- Livro " as setes virtudes do líder amoroso" 

"O amor pode ser um “bom negócio”?
A resposta para esta questão se encontra nas páginas de As Sete Virtudes do Líder Amoroso, de Pe Joãozinho.Nesta obra, o autor revela como a dinâmica do amor é determinante para o sucesso de um empreendimento e desvenda os segredos para tornar-se um líder amoroso"

Editora: Canção Nova
Número de páginas: 128  

8-Livro "Lidando com as crises"

"Por mais saudáveis que sejam nossas relações, jamais estaremos livres dos choques de opiniões. Em qualquer relacionamento, é imprescindível que haja o diálogo, a fim de que possamos escutar e sermos escutados.Neste livro, Dado Moura nos ajudará a refletir sobre questões fundamentais para o bom convívio humano e nos alertará sobre a importância de enxergarmos o relacionamento como “uma via de mão dupla”.

Editora: Canção Nova
Número de páginas: 104 

9-Livro "Kairós"

"Nas palavras de Padre Marcelo, "tão importante quanto entender o amor Divino, é entender o tempo de Deus. Só assim é que conseguimos controlar nossas ansiedades e cultivar nossa paciência. Quem compreende o Kairós, alcança o Ágape". 

EDITORA GLOBO S.A.
Espiritualidade e Mística

10-Livro "Caminhos de cura"

"Esta obra mostra como a união entre a ciência moderna e as tradições espirituais permite-nos compreender como a oração, a meditação, a visualização, a interpretação dos sonhos, as intuições, o amor, a compaixão, as coincidências (sincronicidades) e as metáforas terapêuticas podem estimular a mente e o corpo a se harmonizarem com a inteligência auto-organizadora do universo, abrindo caminho para a cura e o bem-estar."

EDITORA VOZES LTDA ( Editora da Ordem Franciscana )- 7ª edição (2010)
Espiritualidade e Mística
Coleção: UNIPAZ - Colégio Internacional dos Terapeutas
 
 

11-Livro "Impulsos Espirituais para curar as feridas da infância"

Autor : Anselmo Grum , monge beneditino alemão

"Descobrir as oportunidades guardadas em nossa própria história de vida e encontrar as marcas mais significativas, mais próprias e originárias que nos acompanham em nossa trajetória pessoal - é isso o que está em questão. Esse "livro tocante" mostra de maneira impressionante como podemos fazer florescer essa fonte de espiritualidade e de aprimoramento, favorecendo a cura de nossas feridas interiores mediante a integração e a recuperação das marcas significativas de nossa história de vida."   

 EDITORA VOZES LTDA ( Editora da Ordem Franciscana )- 1ª edição
Espiritualidade e Mística


12 - Livro "minutos de sabedoria"

Autor : Carlos Torres Pastorino , líder espírita kardecista

"É um pequeno grande livro de bolso repleto de pensamentos que inspiram e alentam. Apresenta reflexões, pensamentos, conselhos curtos e penetrantes que auxiliam nas horas difíceis e, nos momentos leves, alegram e elevam a alma. Os temas são de serenidade, paz e harmonia. Agora, a Editora Vozes traz novas opções de capas para que você possa escolher a que mais combina com o seu estilo."

EDITORA VOZES LTDA - 1ª edição (2011)
Minutos de Sabedoria.


Vejam : são livros com poucas páginas com linguagem direta e simples visando atingir todo tipo de público seja ele  letrado ou semi letrado.O claro objetivo desses livros é tratar "temas de fé" com olhar psicologista , ou seja usar a "fé"( ou melhor : o que eles julgam como sendo de fé ) como ferramenta de cura emotiva , física , de sucesso administrativo , familiar , social , relacional , etc.

A "fé" o colocada a serviço do homem e sob sua medida : pouco se fala do sobrenatural , da crucificação das paixões - pelo contrário : a ênfase é na felicidade já aqui , na vitória já aqui - da cruz , da noite escura para chegar a união com Deus, das virtudes teologais , dos novíssimos em suma dos temas clássicos da mistica católica.O linguajar e os conteúdos tratados pelos grandes místicos e doutores é abandonado : nada de São Tomás , Santo Agostinho , São João da Cruz , Santa Tresa de Ávila , Santo Afonso de Ligório.No lugar deles se usa Jung , Freud , Scheller , Husserl , escritores e noções do campo do marketing e da psicologia aplicada , etc.

Isso meus caros não é católico.O ápice dessa locura modernista é a Vozes publicando livro de escritor espírita com conteúdo espírita !!!

 
 

      

Um comentário:

  1. É preciso ler o livro para criticá-lo. Destes livros, li o "Quero um amor maior" e, posso dizer que não se trata de algo desse tipo e sim,o amor de Deus acima de qualquer amor; à coisas ou pessoas visando a busca da castidade e da santidade.
    Devemos abominar a psicologia para conversão, além de pessoas que se converterem desta forma, se converterem à nova era e não ao catolicismo não é um rompimento com o pecado mas simplesmente um querer uma "vida leve", "bons fluidos"...

    ResponderExcluir